NASCIMENTO: Uma ideia que REVOLUCIONOU a construção de moradias.
A FORSA nasceu em 1995 com o nome de FORMALETAS DE COLOMBIA LTDA, a partir da inquietação de um grupo de engenheiros do Valle del Cauca em fornecer suporte efetivo às empresas e profissionais do setor da construção, oferecendo-lhes um sistema construtivo altamente produtivo e rentável, de acordo com as exigências dos tempos modernos. Inicialmente, a FORMALETAS DE COLOMBIA LTDA foi concebida para atender apenas o mercado nacional.
INTERNACIONALIZAÇÃO: GUATEMALA, uma primeira e grande oportunidade.
A primeira venda no exterior foi realizada no final de 1998 para uma construtora renomada da Guatemala, país que adotou o sistema FORSA® como líder na construção de moradias, desbancando marcas renomadas de cofragem conhecidas internacionalmente.
IMPACTO NACIONAL: Reconstrução de ARMÊNIA após o terremoto.
A empresa estabeleceu um precedente que abriu portas para muitos projetos habitacionais em nível nacional, o que permitiu seu crescimento e posicionamento no mercado colombiano ao demonstrar o potencial e a efetividade de seu sistema construtivo industrializado.
MERCADO MEXICANO: Desafio no auge da construção.
A FORSA assume o desafio de conquistar um dos mercados mais importantes do continente americano: o mercado mexicano. A empresa estabeleceu um precedente que abriu portas para muitos projetos habitacionais em nível nacional, o que permitiu seu crescimento e posicionamento no mercado colombiano ao demonstrar o potencial e a efetividade de seu sistema construtivo industrializado. A FORSA aproveitou o auge do setor da construção nesse país e, com o apoio de um excelente talento humano e um sistema construtivo inovador, começou a ganhar participação, tendo assim o privilégio de construir o México.
PRIMEIRA VENDA NA ESPANHA: E início da conquista do MERCADO ASIÁTICO.
No ano de 2005, a Espanha foi conquistada e iniciou-se um processo de divulgação do nosso sistema construtivo na Europa e África. Nesse mesmo ano, a FORSA foi certificada como uma empresa altamente exportadora "ALTEX" pelo Ministério do Comércio Exterior, por vender mais de 80% nos mercados internacionais, o que lhe confere uma série de privilégios em termos tributários e aduaneiros.
DESAFIO: BRASIL: Pioneiro em um dos mercados mais grandes e exigentes do mundo.
Facilitar todas as ferramentas para viabilizar tecnicamente a construção industrializada em um mercado tão exigente como o brasileiro, somente empresas de classe mundial bem-sucedidas conseguem. Atualmente, contamos com uma filial neste país, respaldada por um excelente talento humano composto por equipe de vendas, administrativa, técnicos e operários, que garantem a prestação de um Serviço Integral. "Porque com o Serviço Integral da FORSA, nenhum construtor está sozinho".
TRANSFORMAÇÃO: Expansão da planta e equipamentos de última tecnologia.
Em 2012, encerramos um ano com a FORSA transformada em termos tecnológicos, com a aquisição de equipamentos de tecnologia CNC. Além disso, ampliamos nossa planta de manufatura, aumentando nossa capacidade produtiva, apoiados em um alto nível de industrialização e melhoria contínua dos diferentes processos para o design e fabricação de nossas cofragens. Com isso, reafirmamos nosso interesse em fornecer aos nossos clientes a melhor solução construtiva, como temos feito ao longo de nossa história de mais de 25 anos.
INFRAESTRUTURA: Iniciamos com novos produtos para novos setores.
No ano de 2014, a Forsa ingressou na área de infraestrutura e construção com novos produtos para novos setores, atendendo projetos de grande magnitude, como pontes, viadutos, represas, entre outros.
FORSA PLUS - Criação de uma cofragem inovadora com benefícios ampliados.
No ano de 2015, foi criado um produto inovador com benefícios ampliados para o mercado: FORSAPLUS. Trata-se de um produto premium em alumínio com o qual também mantivemos nossa proposta de valor ao longo do tempo. É um produto que oferece mais ao construtor.
SISTEMA TREPANTE - Criação de uma solução para edifícios verticais.
No ano de 2016, foi desenvolvida uma solução para edifícios verticais: SISTEMA TREPANTE. Essa grande inovação da FORSA permite montar e desmontar um conjunto de painéis e andaimes interligados, cobrindo áreas de grande formato para serem içadas com guindaste.
ARÁBIA - Primeira venda neste país asiático.
No ano de 2017, foi realizada a primeira venda de um equipamento FORSAPLUS na Arábia Saudita. A FORSA chegou a um país com características culturais, climáticas, geográficas e outras particularidades únicas, onde o mercado da construção opera de forma diferenciada. No entanto, nossa tecnologia nos permitiu nos adaptar às exigências e aos detalhes arquitetônicos especiais dessa cultura, como janelas com acabamentos não convencionais, formas de arco, relevos nas fachadas, expansões e diferentes linhas arquitetônicas amplamente utilizadas neste país.
USA - Primeira venda nos EUA
Neste ano, marcamos um marco importante com nossa primeira venda nos EUA, consolidando a presença internacional da FORSA e abrindo caminho para a expansão de nossos sistemas industrializados em um dos mercados mais exigentes do mundo.
Impacto e a crise a nível mundial gerados pela pandemia decretada pela OMS devido à Covid-19.
Em 2020, vivemos algo nunca antes visto em nossos 25 anos de história: o impacto e a crise a nível mundial gerados pela pandemia decretada pela OMS devido à Covid-19. Esse ano nos desafiou a fortalecer nossos processos, otimizar nossa presença digital, aplicar resiliência, nos transformar e nos adaptar para realizar nosso trabalho como sempre fizemos: colocando nossos clientes e nossos colaboradores em primeiro lugar.
Abertura do escritório comercial nos EUA, FORSA LLC
Com o objetivo de fortalecer relações comerciais, oferecer suporte técnico local e impulsionar o crescimento na América do Norte, em 2023 inauguramos nosso escritório da FORSA LLC na Flórida, Estados Unidos.
Ampliação da Fábrica no Brasil
Em resposta ao crescimento sustentado da demanda no Brasil, a FORSA ampliou sua fábrica em 2025 para fortalecer sua operação local, melhorar os prazos de entrega e continuar impulsionando a industrialização da construção neste mercado estratégico.